domingo, 20 de novembro de 2016

Introdução

Resultado de imagem para remedios

Com milhares de fórmulas de princípios ativos disponíveis no mercado para o tratamento das mais variadas doenças muitas pessoas ficam na dúvida na hora de comprar medicamentos seja pela marca do laboratório, pelo preço por aconselhamento do médico ou do farmacêutico ou ainda pelo receio de consumir medicamentos genéricos ou pela falta de conhecimento sobre o assunto muitas pessoas acabam por pagar mais caro nos chamados ‘’Medicamentos de Marca’’.

Qual a Diferença entre remédios e medicamentos?

Qual a diferença entre remédios e medicamentos?

Você está doente e resolve ir ao médico para ver o que pode ser feito. Ele te passa uma receita e logo você vai à farmácia. Lá, compra os remédios indicados. Tudo parece certo nessa história, pela qual todos já passamos e iremos passar, não é mesmo?

O papel do governo

Quando falamos em “papel do governo”, não nos referimos apenas ao Ministério
da Saúde e ANVISA. Mas aos postos de saúde e hospitais públicos e profissionais
dessas instituições. Portanto, o papel do Governo não é apenas um papel, são muitos
papéis diferentes.

O papel das farmácias

Resultado de imagem para remedios
Toda pessoa que vai ao médico e recebe uma prescrição com determinado

medicamento, segue sempre em direção a um balcão de farmácia. Então enta em cena o
papel das farmácias atender à prescrição médica e sugerir a alternativa genérica para o
consumidor.

O caminho até as prateleiras


Não é tão simples que todos os genéricos registrados estarão disponíveis nas
prateleiras das farmácias. Pois demora um pouco até que a maioria dos remédios de
referência tenta um genérico correspondente.

Medicamento Similar


Assim como ocorre com o medicamento genérico, o similar tem o mesmo princípio ativo, concentração, forma farmacêutica administração e a indicação terapêutica do medicamento inovador, mas e vendido com outro nome comercial. Contudo, de acordo com a legislação vigente parte dos medicamentos similares podem não possuir comprovação de bioequivalência com a droga inovadora, mas todos devem ser submetidos a testes pela ANVISA.

Medicamento Genérico


Quando a patente expira, a legislação brasileira permite que outros laboratórios passem a fabricar o medicamento inovador, desde que comercializados pelo nome de seu princípio ativo.
Para lançar um medicamento genérico, a empresa deve provar à ANVISA que seu produto é uma cópia do medicamento inovador, e que atende às normas dos órgãos regulatórios.

Medicamento de Marca





O medicamento de marca, também chamado de inovador, é aquele cujo princípio ativo tenha sido o primeiro a obter registro no país, isso só ocorre após a realização de pesquisas e testes que validem seus efeitos e que mostrem sua segurança para consumo humano. Sua formulação é protegida por uma parente.